II Festival do Pastel de Feijão 2012


O Pastel de feijão torriense foi mais uma vez promovido em festival.

A Pastelaria Flôr, em Campelos foi a vencedora da edição deste ano.

De novo integrado nas Festas da Cidade e realizado no Pavilhão Multiusos, este festival foi visitado entre os dias 27 de outubro e 10 de novembro mais uma vez por milhares de “gulosos” e curiosos, tendo apresentado uma estrutura semelhante à sua primeira edição.

No que concerne à componente da mostra e venda, 17 marcas de pastéis de feijão do concelho estiveram representadas no evento: Paloma Blanca, Brasão, Cantinho Amarelo, A Brazileira de Torres, Sotopal, Havaneza, Império, Serra da Vila, Trigo Dourado, Pãozinho da Avenida, Doce do Oeste, Hermenegildo A. Silva Moniz, Maria Adelaide R. Silva, Carmitas, Bolena, O Segundo, Pastelaria Flor e Fábrica Coroa. Todos os dias houve de novo uma ou mais marcas que estiveram em destaque.

Para os interessados em culinária, que quiseram descobrir como a partir do feijão, do ovo e da amêndoa se fazem os deliciosos pastéis de feijão torrienses foram de novo proporcionados workshops levados a cabo por algumas das marcas participantes no festival.

Já no que se refere a concursos, o “O Pastel de Feijão de Torres Vedras 2012”, que decorreu de uma prova cega de marcas de pastéis de feijão de Torres Vedras realizada com um júri especializado, teve como vencedor a Pastelaria Flor. Por essa razão os pastéis de feijão desta marca são utilizados durante 2013 nas ofertas institucionais da Câmara Municipal.

O concurso “A minha sobremesa…”, que se realizou no dia 10 de novembro e consistiu na elaboração de sobremesas a partir de pastéis de feijão de Torres Vedras, teve por seu lado, como vencedor, Ricardo Jorge Batista.

De referir que o 2.º Festival do Pastel de Feijão de Torres Vedras foi organizado pela Câmara Municipal, contou com os apoios da Associação Qualifica, Biotrab e produtores de pastéis de feijão de Torres Vedras e o patrocínio da Fagor.

Seja também “embaixador” do nosso pastel de feijão…

Fonte: CM Torres Vedras

Alimentos: nova legislação para tornar a utilização de aditivos na UE mais segura e transparente

Bruxelas, 14 de Novembro de 2011 – A utilização de aditivos 1 em alimentos irá tornar-se brevemente ainda mais segura e transparente do que actualmente graças a dois actos jurídicos adoptados pela Comissão Europeia.
«O dia de hoje representa um marco nos nossos esforços para reforçar a segurança dos alimentos na União Europeia», disse John Dalli, Comissário para a política de saúde e consumidores, tendo acrescentado «A adopção de dois regulamentos sobre aditivos dará maiores poderes aos cidadãos e à indústria na medida em que será mais fácil para todos os envolvidos saber exactamente que aditivos são permitidos nos géneros alimentícios.». O Comissário Dali terminou dizendo que «Em resumo, isto significa que os cidadãos estarão melhor informados e que, ao mesmo tempo, a indústria alimentar da UE estará melhor equipada para criar novos produtos inovadores e seguros».

I Festival do Pastel de Feijão de Torres Vedras

O jovem pasteleiro Vasco Teixeira foi o grande vencedor do concurso “A minha sobremesa…”, que contou com a participação de sete concorrentes.
O evento estava integrado no primeiro Festival do Pastel de Feijão de Torres Vedras, que decorreu durante as Festas da Cidade.

As “delícias” apresentadas foram avaliadas por um júri constituído pela chef Marlene Vieira, chef Mateus Nabais e por Susana Maciel. A originalidade, a degustação e a apresentação foram os principais critérios para a escolha do júri.

Pelo que o segundo e terceiro lugares, respectivamente, foram entregues à pastelaria Paloma Blanca e ao bar Saborear. O júri decidiu ainda atribuir uma menção honrosa ao restaurante “O Moinho do Paul”.

Fonte: Badaladas