Programa 4C's Control

Todos os operadores do sector agro-alimentar são responsáveis por garantir que todos os alimentos e produtos que disponibilizam ao consumidor final são seguros.
Neste sentido é importante criar, aplicar e manter procedimentos de segurança alimentar baseados nos princípios HACCP ao longo de toda a cadeia alimentar.

O Programa 4C’s Control foi desenvolvido na BIOTRAB com base no sistema de segurança alimentar simplificado e recomendado pela Food Standards Agency (agência inglesa equiparada à ASAE), através da aplicação do sistema dos 4C’s: Cross-contamination, Cleaning, Chilling e Cooking que em português significa Contaminação Cruzada, Higienização, Arrefecimento e Confecção (CHAC).

O sistema é adaptado apenas a micro e pequenas empresas da área da restauração e bebidas por forma a facilitar e simplificar o cumprimento dos requisitos legais em vigor.
Com o Programa 4C’s Control é conseguida a mesma eficiência e qualidade a um custo controlado para o cliente.

No entanto o HACCP continua a ser obrigatório para todas as empresas. A legislação (Regulamento n.º 852/2004) não foi alterada, existe apenas uma maior flexibilidade nos requisitos de implementação dos princípios HACCP em determinadas situações.